1º Aniversário da Associação

sala-pAs boas práticas de formação nas grandes empresas e nas PME foi o tema do evento de 1º aniversário da Associação Profissional de Formadores. Com a participação de grande parte dos Associados, parceiros e convidados realizou-se uma mesa redonda, a 19 de fevereiro, em Lisboa, onde se debaterem as melhores práticas que asseguram a qualidade e o retorno da formação.
A Dra. Isabel Viegas, Diretora de Recursos Humanos do Banco Santander Totta, disse que encara a formação como instrumento de desenvolvimento, das pessoas e do negócio. Por isso, privilegia formadores que sejam especializados em determinadas áreas para levarem valor objetivo às empresas e não formadores generalistas. Nesse mesmo sentido, a Dra. Filomena Carvalho, Diretora de Recursos Humanos da Essilor Portugal, por seu lado, disse que os formadores são parceiros de desenvolvimento para ajudar a alavancar as mudanças e é fundamental que os formadores externos estejam bem inseridos no interior das empresas para sejam capazes de dar as respostas necessárias.

porto-pO Presidente do IEFP, Dr. Jorge Gaspar, referiu que as políticas públicas de formação devem estar, cada vez mais, ligadas à promoção da empregabilidade das pessoas e que esse é o seu grande indicador de eficácia. Nesse sentido, defendeu, também, que os formadores devem ser profissionais dedicados à formação, em grande parte do seu tempo profissional, e que são responsáveis pelo seu próprio desenvolvimento.

João Mouga Vieira, formador, coach e empresário, referiu as dificuldades que as PME enfrentam, tendo dispensado, em inúmeros casos, a formação devido a restrições orçamentais. Acrescentou que, apesar disso, o trabalho dos formadores faz a diferença na melhoria da competitividade e na sustentabilidade dessas mesmas empresas, pelos casos de sucesso que são conhecidos.

Nas palavras que proferiu, o presidente da Associação, Nuno Queiroz de Andrade, disse que a Associação foi constituída para dar visibilidade ao contributo que os formadores podem dar às pessoas, às organizações, à sociedade.

O evento terminou com um Porto de Honra, onde todos os presentes fizeram um brinde ao futuro da Associação.

Veja um vídeo com o resumo do evento.

Luis Relvas